sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O Furto de energia

Segundo reportagem feita pelo jornal O Tempo neste último 06 de janeiro de 2011, a maior parte dos roubos de energia é feita pelos ricos e pessoas de classe média. Conforme reportagem, o gerente de Gestão e Controle de Perdas da Cemig, Luiz Renato Fraga Rios, aponta que, embora 54% dos "gatos" tenham sido detectados em áreas de baixa renda, o maior volume de energia é furtada pelos consumidores de classe média e alta que residem em casas de luxo e pelo comércio ou mesmo indústrias.

Ainda conforme reportagem, 63% das irregularidades foram registradas no vetor Norte de Belo Horizonte, que compreende Venda Nova, Norte, Nordeste e Pampulha. "A cada dez inspeções, são encontradas sete irregularidades, segundo Rios. A Cemig considera o quadro crítico e promete aumentar a fiscalização. A empresa desenvolveu um mapa de diagnóstico e conta com softwares especializados para fazerem este rastreamento.

Embora as taxas da Cemig em Minas Gerais ainda sejam abusivas, ninguém está certo nesta história. Tanto os "gatos" quanto os ratos ricos estão furtando energia. Adivinham quem vai pagar o "pato" no final da história? Não serão as empresas nem os ricos disso não dúvido.

Fonte: Jornal O Tempo, dia 06 de janeiro de 2011, Caderno Cidades, p.32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário