sábado, 19 de maio de 2012

Devaneios de Túlio (Parte I)

Ninguém é burro por opção. mas porque você diz isso, Túlio?

***spoiler***
eu posso estar redondamente enganado, posso ser um imbecil e posso estar sob o efeito de alucinógenos enquanto escrevo. mas tudo bem. você não vai saber a verdade nunca, e nem vai ler tudo até o final, mesmo.
***fim do spoiler***

no que se caracteriza a burrice? burrice é a falta de erudição e/ou conhecimento específico em alguma área ( em alguma área porque, enquanto ser sensciente, é impossível à alguém não dominar algum tema. mesmo o sujeito com um grau severo de debilidade cerebral sabe, no mínimo, o que lhe causa prazer; domina esse tema e não é burro nessa area.) bem como a falta de capacidade em agrupar logicamente as informações e ferramentas que dispõe em determinado momento para a resolução de um problema qualquer. ok, temos uma definição do tema. vamos prosseguir.

a criança nasce. e o único tema em que ela não é burra é conforto/desconforto. nem mesmo o prazer do debilitado mental ela conhece. sentiu fome, desconforto, ela chora. sentiu frio, outro desconforto, chora. calor, chora. e assim ela aprende um novo tema: quanto mais alto ela emitir um som, mais rápido resolverão seu problema. ela vai aprender temas enquanto seu ambiente permitir (note que ambiente é um termo institucionalizado e operacionalizado. ambiente é tudo aquilo que envolve e afeta o índividuo. familiares, amigos, governo, cidade e casa onde habita e até mesmo o que ele sente, pensa e até onde vai o limite de suas ideias. ou seja, tudo é ambiente. mas o todo é próprio de cada um).

chegamos ao salto da perereca. a luz na bunda do vagalume.
porque os ingleses tomam chá as 17 horas? será porque o chá é gostoso? será que porque é lei? será porque Deus mandou? eu não sei. eis aqui um limite meu. limite que eu posso romper digitando "tea 5 o'clock england" no google.
viu, Túlio? quando você não sabe, você procura saber. mas o favelado... desiste. nem a gente levando ele pro museu ele se interessa por arte renascentista e filmes do Godard.

Mas, como eu rompi o limite da ignorância?
primeiramente, eu obtive informações de que ingleses tomavam chá todo dia, às 5 da tarde. com mamãe, filmes, piadas... depois, aprendi mal e porcamente a língua britânica no colégio, que me permite pesquisar na língua pátria da informação que preciso obter. e, finalmente, tenho acesso ao Deus vivo, a internet.

Mas porque o favelado não consegue romper o limite da ignorância?
ele não tem acesso à informações básicas e primárias. a mamãe dele não sabe, é dificil ver filmes enquanto seus 8 irmãos - e você também - choram de fome, e piadas? quem tem senso de humor com fome?
depois ele não aprende inglês no colégio. ele não aprende nem mesmo o português. ele não pode pesquisar nem na própria língua pátria.
acesso à internet? o que é isso? não, zé, internet eu sei o que é. mas o que significa acesso? cê fala dificil demais, zin. você pode "entrar" na internet, garoto? uai, posso. é só nóis puxa o fio cá pra casa e eu faço umas correria por aí pra conseguir o computadô.

já dá pra perceber que o ambiente do garoto não é lá grandes coisas, né?
Túlio, ele pode ir à biblioteca e ler algum livro pra se informar.
não, não pode. não vão deixar ele entrar. e, se ele entrar, não vai ter a documentação necessária pra fazer a ficha de cadastro.
túlio, na escola dele tem uma biblioteca. com livros realmente bons? não, não tem.
túlio, ele pode ler jornal velho. pode, mas a parte de política ele não vai entender. a parte esportiva só tem figurinhas. arte ele não sabe o que é. e o resto é resto.
túlio, a escola leva ele pro museu. você entende de física quântica? nem eu. e qualquer manifestação artísitca é muito dificil pra ele entender. porque ele não tem conhecimentos prévios do tema. do mesmo modo que nós não sabemos nada de física quântica.
túlio, admito. ele está na merda. mas, puxa vida. se ele, ao completar 18 anos, fizer a escolha certa nas urnas, dentro de uma geração o filho dele não vai estar passando por essas dificuldades.
você acha mesmo que um sujeito que não sabe ler, aculturado, pouco instruído e (obviamente) nada erudito sabe quem é corrupto ou não? não, ele não sabe. o jornal é uma ferramenta inútil, assim com os livros e aquele engravatado no jornal das 8 que fala dificil à beça.
E, PRA PIORAR, OBRIGAM ESSE CARA À VOTAR! ESSE CARA QUE NÃO TEM CONDIÇÕES NEM DE PRONUNCIAR O PRÓPRIO NOME, TEM A RESPONSABILIDADE DE FAZER A ESCOLHA CERTA NA URNA.

há quem diga e defenda que as causas da pobreza e da miséria são endógenas.
a massa é cúmplice do sistema.

ESSA PORRA DESSE CARA É CÚMPLICE DO SISTEMA?
E essa porra desse cara corresponde à 70 da população do Brasil. E o político corrupto só precisa de 51% de aprovação pra virar presidente. peraí... 70%, o outro só precisa de 51%. uai, então é por isso que obrigam o cara a votar?
QUE MERDA DE CÚMPLICE É ESSE QUE É OBRIGADO A FAZER SEXO ANAL PASSIVAMENTE, SENÃO PERDE OS POUCOS DIREITOS QUE AINDA TEM ENQUANTO CIDADÃO?
Cúmplice? Falam isso sério? Cúmplice?

Perá lá, túlio. perá lá.
tudo bem, entendo que o favelado lá não aprendeu a aprender e não aprendeu onde e como procurar ajuda.
e os outros 30% que estudaram, mamãe deu carinho, se alimentam direitinho, papai paga a faculdade e mesmo assim eles escrevem errado e votam no corrupto?
eu não sei. não tenho resposta pra tudo. de repente eles são burros mesmo.
ou o sistema educacional brasileiro está tão defasado que nem mesmo os que tem condições de pagar estão recebendo a devida educação. e essa é uma opção muito válida.



Tulio Pareja

Nenhum comentário:

Postar um comentário