segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A filosofia é filha da cidade

A partir do momento que a razão começou a se difundir na história da humanidade, alguns fatores foram preponderantes para que a "faísca" da filosofia emergisse, entre elas: a invenção da escrita, da moeda e da cidade.
Os fenícios influenciam o ressurgimento da escrita que existia no período da Grécia micênica, ela agora assumia o papel separado das preocupações religiosas escribas. Como os valores religiosos eram inquestionáveis, os escritos passam a ter uma disponibilidade maior sendo divulgados em praça pública, assim sujeito a discussão e a crítica. A escrita então gera uma nova mentalidade, pois exige de quem escreve uma postura diferenciada de quem apenas fala, necessitando uma maior clareza e rigor.
O surgimento da moeda por volta do século VII a.c, também foi outro fator de peso para o desenvolvimento da filosofia, pois com a mesma os produtos passam a ter valor de troca, transformando-se em mercadoria, revertendo seus benefícios para a própria comunidade. Esse efeito de democratização de um valor, acaba remetendo a moeda a sobrepor aso símbolos sagrados e afetivos o caráter racional de sua concepção. Essa convenção humana, dava medida comum a valores diferentes vinculando o nascimento do pensamento racional crítico.
Outro fator importante foi o nascimento da pólis. Com o surgimento da lei escrita de uma dimensão mais humana desvinculada da interpretação da vontade divina ou de acordo com as mazelas dos reis, é difundida uma sociedade que não tem mais a organização tribal, expressando o ideal de igualdade preparando a democracia que estava surgindo.
As cidades trazem a autonomia da palavra, sem a mágica mitíca, e sim com o conflito, a discussão, argumentação humana, esses debates fazem nascer a política, permitindo ao homem tecer seu destino na esfera pública. Sendo assim, surge o cidadão da pólis figura inexistente até aquele momento da história.
Esse rompimento com as doutrinas mitícas inquestionáveis, a dessacralização com o sagrado, fizeram surgir a filosofia. A partir desse momento a filosofia surgiu, dando um caráter mais humano a todos os fatores, questionando o que era fixo, rejeitando o sobrenatural e interferências mitícas na explicação dos fenômenos.

32 comentários:

  1. Muito legal!Encontrei tudo aqui o que eu precisava para o meu trabalho de filosofia! Valeu! Obg!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada consegui fazer minha disertação com sua ajuda, obg!

    ResponderExcluir
  3. valeu ajudou muito para realizar meu trabalho OBG

    ResponderExcluir
  4. belo texto mano mais não encontrei o que procurava mesmo assim ajudou um pouco

    ResponderExcluir
  5. salvou a nota do meu bimestre muito obrigado !!

    ResponderExcluir
  6. cara , to precisando de fazer um trabalho aqui... deu pra ajudar.. queria algo relacionado +ou- com a polis grega... vlw

    ResponderExcluir
  7. obg, muito boa a matéria !! vou poder fazer minha dissertação com ela !!!! vlw.....

    ResponderExcluir
  8. muito obg consegui chega na media atraves desse texto que voce fez.vlw...

    ResponderExcluir
  9. Texto muito interessante, me deu uma excelente base para meu trabalho. Continue com o bom trabalho!

    ResponderExcluir
  10. Que monte de merda de informação, encontro mais ideias numa revista pornográfica. Oh rapaz, diz-me a verdade! Merecias uma bragastada nesse rabito! Tás calado?! Atão té looogo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh rapaz, realmnte tens razao, esta merda n pa perceber. E a informação é escassa devido à estrutura dos patos que nao podem andar de bicicleta e por isso é qe manteiga mimosa é a melhor, portanto tás calado?!?!

      Excluir
  11. ajudou muito para realizar meu trabalho, obrigada, beijao cara ;)

    ResponderExcluir
  12. Conhecimento sempre conhecimento! ;)

    ResponderExcluir
  13. Matéria Ótimaa... Muitoo Obrigadaa!

    ResponderExcluir
  14. noossa muito obrigada me salvou,porque nao entendo mito sobre filosofia e a professora eu um trabalho sobre isso valeu!Ludmila

    ResponderExcluir
  15. muito boom o texto. Me ajudou bastante!!!!!

    ResponderExcluir
  16. muito obrigado, me ajudou pra caramba esse texto

    ResponderExcluir