segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Jovens demais para morrer

Seria cômico e redundante se não fosse trágico, mas Ribeirão das Neves é a 1ª colocada em Minas Gerais, em indíce de homicídios entre jovens de 12 a 18 anos de idade. Estes dados foram divulgados no dia 8 de Dezembro de 2010, o IHA (Índice de Homicídios na adolescência) avalia o risco de morte para adolescentes em municípios urbanos e é desenvolvida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Observatório das Favelas, em parceria com o Laboratório de Análise de Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV - Uerj).

Constatação de uma rotina vivenciada por todos que moram nesta cidade sofrida, que têm deficiências sociais que se tornaram um "Câncer" que retardaram o crescimento da mesma.

Culpa talvez de um processo histórico cruel, permeado por governos corruptos e sanguessugas, cadeias, marginalização de pessoas residentes das áreas mais pobres e falta de recursos para educar de forma efetiva a maior parte da sociedade residente na cidade. Em comunhão com a falta de políticas sociais que enfatizem a importância da cidadania, além da escassez da contribuição da sociedade privada Nevense, ainda provinciana e com administrações ultrapassadas, que não tomam atitudes de responsabilidade social, como ocorre em muitos casos em Belo Horizonte. Haja visto eventos culturais patrocinados pela: Vivo, Oi, Tim e Claro. Outras empresas tomam atitudes como a preservação de aréas da cidade, como a Vale faz com a Praça da Liberdade.

Enfim, estes dados apenas comprovam a verdade vivida por quem mora em Neves. Quem não teve um vizinho menor de 18 anos que tenha morrido assassinado? Vi crianças que cresceram ao meu redor e serem levados pelo crime. Será que por falta de estrutura familiar? Falta do apoio do Estado? Não interessa neste momento. O fato que todas as crianças necessitam de oportunidades, isto é notório que em Ribeirão das Neves não há.

Fonte de dados: www.direitoshumanos.gov.br/2010/12/08-dez-2010-indice-avalia-risco-de -morte-para-adolescentes-em-municipios-urbanos

9 comentários:

  1. Como diria Arthur H. Vandenber: "É menos importante redistribuir riqueza do que é redistribuir oportunidade."
    A oportunidade realmente vai muito além de se resolver temporariamente um problema recorrente, é vislumbrar um futuro diferente, é modificar o que já é taxado como certo!
    Parabém meu grande amigo por essa "oportunidade" de criar um espaço onde pode-se debater, criar e quem sabe modificar a esfera pública em que estamos inseridos.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Bacana cara... como de fato no e-mail vc ainda tem uma deficiência em escrever rsrs brincadeira cara muito loco, tipo se expressar é de fato o que muitos não fazem... se fizessem não ficaríamos só nos expressando. É isso ai véi continue assim, não sei se vc vai longe, mas já é um começo.

    Fabrício Silveira.
    Tributo Eterno

    ResponderExcluir
  3. Bacana cara... como de fato no e-mail vc ainda tem uma deficiência em escrever rsrs brincadeira cara muito loco, tipo se expressar é de fato o que muitos não fazem... se fizessem não ficaríamos só nos expressando. É isso ai véi continue assim, não sei se vc vai longe, mas já é um começo.

    Fabrício Silveira.
    Tributo Eterno

    ResponderExcluir
  4. Legal Toninho!

    A voz do subúrbio é um passo para a mudança neste contexto social, cujo problema deveria ser solucionado pelo Estado.
    No entanto, é o momento da sociedade colaborar minimizando esta deficiência social.
    Não basta contribuir apenas com cesta básica e ponto final. É necessário aplicar a cidadania a partir da base estrutural:a família. Tirar do anonimato a essência que cada cidadão possui e transformá-la em esperança de futuro melhor.

    Raquel Siqueira

    ResponderExcluir
  5. É isso ai!! OPORTUNIDADE!

    Acho que em quanto os governantes acharem que a solução da criminalidade está em simplesmente construir presídios e colocar mais policiais nas ruas as coisas não vão mudar muito. Pra mim buraco é muito mais em baixo.

    Vi um filme essa semana, um documentário sobre aquele assalto a um ônibus que rolou no Rio, em 2000 se não me engano, 174. O filme me fez pensar muito, então pesquisei um pouco mais, achei dois vídeos com o titulo “Invisibilidade Social”, passa uma idéia que pra mim faz muito sentido. Ta no You Tube, vale a pena ver:

    Invisibilidade Social - Ônibus 174 (PARTE1)
    Invisibilidade Social - ônibus 174 (PARTE 2)

    Abraço!
    Parabéns pelo blog Antonio!

    ResponderExcluir
  6. Vi este filme tbm é bem interessante, chama -A Última Parada 174, os documentários ainda não vi, mas fica ai a dica.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. senhores a discursão vai mais além do que isso que voces propoem...por experiencia propria e por ter participado de varios projeto sociais do governo e ter acompanhado alguns jovens,além do fato do rap e da cultura hip-hop me colocar em lugares aonde outros não iriam...A base do problema esta na familia,na cultura que é inserida na cabeça desses jovens,ou seja são varios os fatores...
    parabens pelo blog e por expressar sua opnião sore o assunto !
    mas nunca chegaremos a uma solução,podemos sim,amenizar o problema..o por que ? por que não é interessante para muitos,so isso !

    ResponderExcluir
  8. Toninho,

    Muito interessante e válida sua iniciativa.
    É necessário que busquemos meios para expressar e publicar nossos interesses, visões e desejos sobre o mundo que nos cerca.
    Você sabe o tanto que estimo suas atividades e formas de exteriorização do que pensa.
    Continue nesse caminho, que é não é fácil, pois o resultado será esplendoroso.

    Mais uma vez, parabéns!!!

    ResponderExcluir